Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
JOSYNHA ARTES : DICAS DE COMO SE VESTIR PARA CADA OCASIÃO - MODA E BELEZA

SIGA VOCÊ TAMBÉM! OBRIGADA PELO CARINHO!!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DICAS DE COMO SE VESTIR PARA CADA OCASIÃO - MODA E BELEZA


COM QUE ROUPA EU VOU?

Esporte, passeio, social, black-tie, gala. Com a ajuda de uma consultora de moda, desvendamos o “enigma” dos trajes exigidos nos convites para festas e eventos. Depois disso, você nunca mais vai se perguntar... Com que roupa eu vou?
O convite para aquela festa tão esperada finalmente chegou. Você abre o envelope e logo surge a dúvida: “Como devo me vestir?”. O risco de errar a roupa é grande. Afinal, nem todos os convidados sabem o que significa o traje indicado no convite.
Tantas variações podem parecer coisa de outro mundo: esporte, passeio, social, black-tie, gala... Mas a coisa não é tão complicada quanto parece. “Para vestir-se bem, de acordo com a ocasião, é preciso apenas ter bom senso”, diz Rosmari Zonta, consultora de moda e professora do Senac-Campinas.
Metrópole preparou um guia para ajudar a escolher a roupa certa para cada tipo de evento. E você nunca mais vai se sentir um peixe fora d’água por estar formal demais numa festa que pede traje esporte ou muito despojado num evento que exige uma produção mais elaborada.

ESPORTE

É a mais simples e informal de todas as roupas para festa. Mas isso não significa usar bermuda e tênis

HOMEM

A ordem é dispensar a gravata e optar por um visual esportivo, mas sem perder a elegância. Calças de brim, sarja ou jeans caem bem nessas ocasiões. Elas podem ser usadas com camisas esportivas de mangas curtas ou longas ou com uma bela camisa pólo, em tecidos rústicos, como o algodão. Sapatos mocassins esportivos ou docksides completam o look.

MULHER

Deve investir em roupas com tecidos simples, como o crepe e o algodão. Pode usar saia, calça comprida ou jeans com top ou túnica. Um vestido leve também é uma boa opção. Se a festa for à noite, pode usar um infalível tubinho preto. No inverno, outra alternativa é um terno esportivo. Sapatos ou sandálias baixas e poucas bijuterias completam o visual, que deve ser leve. Prefira bolsas grandes para o dia e de tamanho médio para a noite. Evite tecidos com brilho e maquiagem pesada.

PASSEIO OU ESPORTE FINO

Antigamente chamado de tennue de ville, este exige um pouco mais de cuidado, mas ainda implica um compromisso informal

HOMEM

Para festas realizadas até o final da tarde, o homem pode vestir calça de sarja acompanhada de camisa clara (ou de listras finas) e blazer; terno claro ou ainda calça com blazer escuro. A gravata é opcional.
Nos eventos noturnos, pode-se optar por um terno de tom escuro; ou ainda calça com blazer. Seja qual for a escolha, a gravata deve estar sempre presente.

MULHER

Os vestidos discretos, como um simples tubinho, são sempre adequados. Prefira os de tecidos leves, como a musseline e o crepe. Outra opção é usar uma pantalona com uma blusa ou ainda um tailleur de calça ou saia. Nos pés, sandálias de salto médio ou plataformas. Bolsas de tamanho menor são indicadas para festas à noite. Complete o visual com jóias discretas. Lembre-se de que, durante o dia, cabelo e maquiagem devem ser mais simples.

SOCIAL OU PASSEIO COMPLETO

Eventos que sugerem essa roupa são mais formais do que os anteriores. Pedem atenção e requinte com a produção

HOMEM

O traje deve ser traduzido como: terno e gravata, obrigatoriamente. O homem deve optar por terno de padrão único em tom escuro, como azul-marinho, grafite ou risca de giz, com camisa social branca ou azul-clara e gravata com estampa discreta. O colarinho, de preferência, deve ser sem botão.

MULHER

Pode aproveitar a ocasião para usar vestidos com decotes discretos em tecidos nobres, como a seda, o shantung e o tafetá. Também pode investir em transparências, como a da musseline, e em bordados sutis. Tailleurs são permitidos, desde que sejam de tecido nobre. Para acompanhar o look, xales, echarpes e casaquinhos, calçados de saltos altos e bolsas pequenas. Capriche no cabelo e na maquiagem.

BLACK-TIE, HABILLÉE (PARA AS MULHERES), TENNUE DE SOIRÉE OU RIGOR

Ocasião que é sinônimo de glamour, requer um visual sofisticado

HOMEM

Deve ir de smoking. A camisa é branca com pregas, gravata borboleta e faixa, sempre preta. Quem optar por alugar o traje, deve observar se o tecido está em boas condições. Sapatos pretos com verniz.

MULHER

O vestido é o traje mais apropriado para a ocasião.
Ele pode ser curto ou longo e deve ter detalhes como uma fenda ou um decote mais pronunciado. O tecido deve ser nobre, como a seda, a renda, a casimira e o tafetá. Complete o visual com echarpe ou estola, jóias, calçados de saltos altos e bolsa pequena. Capriche na maquiagem e nos cabelos presos num belo penteado.

GALA

O mais exigente de todos. Os convidados devem se vestir com elegância e muita sofisticação

HOMEM

A casaca (paletó preto com cauda longa e bipartida) é o traje adequado para festas de gala. Gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas para cima. Sapato social preto, sem cadarço. Também deve-se observar o cuidado com o tecido, caso a roupa seja alugada.

MULHER

Vestido sempre longo, abaixo do tornozelo, é o traje recomendado para elas. Jamais devem vestir calça ou conjunto de saia e blusa. Os tecidos devem ser nobres, como a seda e a renda. Os bordados também casam com a ocasião. Sandálias ou sapatos altos, bolsa pequena e jóias completam o look. Cabelo e maquiagem devem estar impecáveis.

DIANTE DO ESPELHO

Antes do evento, procure informar-se sobre o ambiente da festa para evitar comparecer vestido de forma inadequada.
As mulheres não devem usar sapatos e bolsas da mesma cor da roupa. Hoje, esses acessórios podem combinar entre si, mas devem ter cores diferentes das do traje.
Cuidado para não se exceder nas jóias e bijuterias. Em caso de dúvida, prefira acessórios mais discretos, especialmente se usar vestidos com bordados.
Use meias finas nas festas mais formais.
Em festas diurnas, cabelo e maquiagem devem ser bastante simples.
Opte por roupas com cores claras e sem brilho, para eventos antes das 18h.
Abotoe o paletó de cima para baixo. O botão que pode ficar aberto é o último.
A gravata deve cobrir a fivela do cinto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário